Resumo do cap4 - processopetro
865 palavras
4 páginas
Inibir aumento / Inibir diminuição O controle de temperatura com resfriamento a água inclui uma saída para dois controladores como pode ser visto na figura 4.4 Em qualquer configuração de override, o modo integral no controlador do qual a saída não esta selecionada vai diminuir a saída ao máximo possível. Quando não temos uma blindagem de proteção a saída vai ser a menor possível. Para prevenir isso usamos um conceito:
Para um controlador cuja saída não for selecionada, não se permite que o controlador diminua a saída.
Para esse proposito usamos a pinagem NODEC do controlador PID.
Controlador de temperatura do reator: Como a saída deste controlador é a entrada X1 de nível alto, a entrada NODEC deve ser o inverso (NÃO lógico) de saída Q1 de nível alto. A lógica para inibir diminuição / inibir aumento de temperatura do reator é expressa como se segue:
TCRC.NODEC = !SEL.Q1
Controlador de temperatura da água de retorno: Como a saída desse controlador é X2 de nível alto NODEC deve ser o inverso (NÃO lógico) de saída Q2 de nível alto. A lógica para inibir diminuição / inibir aumento de temperatura do reator é expressa como se segue:
TCCWR.NODEC = !SEL.Q2
Chave de alternância entre Controlador de temperatura no reator e controlador da agua de refrigeração
Com base na figura vemos as condições iniciais:
• O ponto de ajuste de temperatura do reator é de 150 °F
• A válvula de agua de refrigeração de 27,3% é requeria para dar ao reator a temperatura de 150 °F
• A agua de refrigeração retorna na temperatura de 113.4°F, a qual está abaixo do ponto de ajuste de 130 °F
• A entrada NODEC para o controlador de retorno de agua de refrigeração é verdadeira.
Vemos na figura que o chaveamento do temperatura do controlador da agua de refrigeração ocorre aproximadamente aos 110 minutos. Antes do chaveamento, o controlador de temperatura do reator esta "sob controle" e do controlador de temperatura de retorno da água de resfriamento não é