Entrevista ao profissional da estetica
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
TRATAMENTO FACIAL E SUAS PATOLOGIAS
TRATAMENTO FACIAL E SUAS PATOLOGIAS
Curso superior em Tecnologia em Estética e Cosmética – disciplina de introdução em estética.
Trabalho sobre tratamento facial e suas patologias.
Prof. Denise Gaspar
Campo Grande
2014
1.Melasma
Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. A melanina se produz em uma célula da epiderme, conhecida como melanócito. Esta célula possui no interior de seu citoplasma uma estrutura especial denominada melanossoma, no qual se forma a melanina, a partir de sucessivas transformações metabólicas. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz Ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, e a predisposição genética.
1.1Sintomas
Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado “buço) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas “mitos”, não comprovados cientificamente.
1.2Tratamento
O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios