A definição dos conhecimentos
O mercado de trabalho competitivo tem sido regido pelas diversas mudanças etransformações, pela inovação tecnológica e pela concorrência. Os profissionais concorremcom tantos outros por uma oportunidade de trabalho e as empresas concorrem com seus produtos, preços e qualidade.
O sucesso de uma equipe depende de existência de pessoas que não sejam apenasdotadas de poder para fazer mudanças e aperfeiçoamentos em processos, mas também tenhamcompetências necessárias para fazer tal coisa inserida no contexto da organização. As competências para um administrador ou gestor atual são muitas, e ao longo da pesquisa realizada neste trabalho poderemos visualizar várias opiniões e definições sobre o tema.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar se há alinhamento entre as competências formadas na em uma faculdade localizada na região da grande Porto Alegre com as demandadas pelo mercado de trabalho, respondendo a seguinte questão: as competências desenvolvidas no curso de Administração de Empresas de uma faculdade da região da grande Porto Alegre estão alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho?
Inicialmente o conceito de competência era associado à linguagem jurídica e atualmente vem sendo utilizado no mundo organizacional como algo dinâmico, concretizado no desempenho; competência é saber, saber fazer e saber ser e agir.
Durand apud Wood Jr. construiu um conceito de competência baseado em três dimensões – conhecimentos, habilidades e atitudes – englobando não só questões técnicas, mas também a cognição e atitudes relacionadas ao trabalho que nesse caso mostra que competência diz respeito ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários à realização de determinado trabalho.
Competências seriam então um conjunto destes três elementos:
1. Conhecimento = Saber. O conhecer não definitivo, ou seja, é