Gestão do conhecimento - definição
Conceitos e Definições
É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas e sustentáveis.
É um processo de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, e analisar criticamente de maneira inteligente a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar várias vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.
Tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.
Centrou-se na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de certo espaço.
O sistema de Gestão do Conhecimento existe como uma infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de informação e de conhecimentos estruturada em torno da inovação dos clientes, permitam a utilização do capital da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.
A Gestão do Conhecimento se baseia principalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento.
Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua