A deficiência do outro
A superioridade do homem está no saber, disso não há dúvida.
Nele muitas coisas estão guardadas que os reis, com todos os seus tesouros, não podem comprar, sobre as quais sua vontade não impera, das quais seus espias e informantes nenhuma notícia trazem, e que provêm de países que seus navegantes e descobridores não podem alcançar...
Francis Bacon
Vivemos em uma sociedade em que o ser humano vale mais pelo que tem, pelo que produz, do que propriamente pelo seu caráter. O que dizer então de pessoas deficientes (física, mental, visual, etc.)?
Ser deficiente não é ser inútil. Na verdade, a pessoa com algum tipo de deficiência pode ter algumas limitações, mas nunca será um incapaz. Isso porque sabemos que certas limitações podem ser superadas.
No entanto, a deficiência de uma pessoa jamais passa em brancas nuvens. Pelo contrário. A deficiência sempre gera incômodos dos quais o preconceituoso tenta se defender, pode ser pelo ataque propriamente dito, o abandono, a rejeição, ou pelo seu contraponto a superproteção que o desvitaliza, como ainda a negação da deficiência por atenuações, por exemplo, da fala hipócrita de que “somos todos deficientes”. Na verdade, somos todos preconceituosos.
A discriminação é imposta por uma sociedade que não respeita o ser humano diferente. E não aceitando tais diferenças se omite diante das flagrantes desigualdades sociais, sem sequer refletir sobre os direitos e capacidades desses indivíduos.
O preconceito está em nós! Todos somos algozes e vítimas dele, aprisionados na violência das idéias pré-concebidas e conceitos impostos sem reflexão.
[pic]
Fonte: http://www.making-prsp-inclusive.org/pt/6-deficiencia/61-o-que-e-deficiencia/611-os-quatro-modelos.html#c1709
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive.... "Cego" é aquele que não vê o seu próximo morrer de frio,