recursos humanos tcc deficiente fisico
Seleção:
- O que se deve ser observar na seleção de empregado com deficiência? É necessário que seja uma equipe preparada para esse tipo de segmento e que todos tenham claro que as exigências a serem feitas devem estar adequadas às peculiaridades que caracterizam as pessoas com deficiência. Se isso não ocorrer será exigido um perfil do candidato sem qualquer restrição o que acabara por invalidar a contratação configurando uma espécie de fraude contra as leis de cotas. (art. 36, alínea “c”, da Recomendação nº 168 da OIT, c/c item4 do Repertório de Recomendações Práticas da OIT: Gestão de questões relativas à deficiência no local de trabalho).
- Experiência deve ser exigida do candidato com deficiência? Antes da criação das leis de cota essas pessoas não tinham a oportunidade de estar no mercado de trabalho, portanto não se deve exigir experiência. Quando a experiência for efetivamente necessária ao desempenho da função o próprio contratante deve fornecer a pessoa adquira internamente as habilidades a postura de trabalho e o conhecimento exigidos para o exercício do cargo. (art. 36, alínea “c”, da Recomendação nº 168 da OIT, c/c item 4.4.do Repertório de Recomendações Práticas da OIT: Gestão de questões relativas à deficiência no local de trabalho).
- Como lidar com a escolaridade do candidato com deficiência? Às pessoas com deficiência também não foram dadas iguais oportunidades De acesso à escolarização. Porem, apesar de não terem a certificação, teve acesso ao conhecimento por outros meios. De outro lado, muitas vezes é exigido, de forma generalizada, um patamar de escolaridade que não é compatível com as exigências de fato necessárias para o exercício das funções. Portanto deve ser dada ao candidato a oportunidade de fazer um teste para revelar suas reais condições de Realizar o trabalho. (art. 36, alínea “c”, da Recomendação nº 168 da