A defesa de socrates
Terminada a leitura do livro, o que mais me chamou atenção foi o ponto de vista de Sócrates sobre a morte. Eu nunca tinha pensado de tal modo. Foi a primeira vez que me mostraram esse modo de ver algo que prepotentemente identificamos como o pior mal, mas que se refletirmos, ninguém neste mundo sabe explicar essa experiência. As pessoas associam a morte á algo ruim pois quando perdem um ente querido há grande sofrimento principalmente pelos conhecidos do falecido, levando-as a terem uma falsa impressão de que morrer é horrivel. Essa forma de pensar está presente no mundo todo, são poucas as pessoas que pensam diferente. Por isso “A Defesa de Sócrates” tornou-se um livro de suma importância para mim, porque conseguiu mudar meu ponto de vista sobre esse assunto.
“Na verdade, ninguém conhece a morte e ninguém sabe se ela não é para o ser humano, por sinal, o melhor de todos os bens”.(Cap 17)
Essa foi uma das frases que mais me chamou atenção em todo o livro. Sócrates conseguiu mudar minha forma de ver a morte. Não é necessário temê-la, já que não se sabe o que acontece com o ser humano. Não tem como fugir dela, é algo natural. Todos, um dia, experimentarão como é. Sofrer antecipadamente só trará prejuízos. Vai que a morte é algo bom ao contrário do que a grande maioria pensa?
É algo que nós nunca saberemos, por ser impossível alguém passar por ela e ter a oportunidade de voltar e explicar como é a sensação de bater as botas. Sócrates no livro ainda vê algo bom em ser condenado(mesmo que injustamente) : Ele poderá conhecer a morte antes de todos aqueles que o acusaram, o que para ele é muito satisfatório.
“... deve se encarar a morte com confiança e ter-se por verdade que nada de mal acontecerá a um homem justo, nem durante sua vida nem após a sua morte, e que seus interesses serão guardados pelos deuses”. (Cap.33)
Concluindo, a morte não é algo que deve ser temido, pois assim estaremos perdendo tempo precioso de nossas