Defesa de Socrates
A temática central da obra consiste no julgamento do próprio Sócrates e na sua tentativa de defesa, às acusações que lhe foram feitas. A obra é estruturada em forma de diálogos, feitos quase sempre pelo próprio protagonista.
2. Quais as acusações feitas a Sócrates?
Além de ser acusado de não acreditar em Deus e corromper aos outros a esse mesmo comportamento, Sócrates, também, é apontado como réu, por fazer pesquisas ditas indiscretas do que há sob a terra e nos céus.
3. Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates.
A defesa de Sócrates consiste em, principalmente, mostrar que a pior ignorância de um indivíduo é supor ter conhecimento de algo que na verdade não tem, logo, estaria convencido de que o melhor seria censurar aqueles que dão menos valor a virtude e maior estima nas posses. Sócrates também afirma sua crença em Deus.
4. Sócrates foi apontado como o homem mais sábio de Atenas. Qual a conclusão de Sócrates sobre essa questão?
Sócrates ao ser apontado como o homem mais sábio de Atenas procurou por homens que, em sua concepção até então, seriam mais sábios do que ele mesmo. Após examinar cada um deles, concluiu então que era ele o homem mais sábio, pois apesar de nenhum não saber nada de bom (Sócrates se inclui nessa afirmativa), os outros sempre supunham saber algo, quando na realidade, não sabiam.
5. Cite uma das idéias de Sócrates que mais lhe chamou atenção. Justifique sua resposta.
Sócrates, mostra durante a obra uma característica importante de ser retratada, até o final de seu julgamento ele se mantém firme em suas convicções. Mesmo sabendo das sanções estipuladas para o seu caso, ele não se constrangeu e tentou até o final de seu julgamento mostrar a verdade aos cidadãos atenienses. Essa forma dele conduzir as coisas me chamou bastante atenção, ele foi uma pessoa muito verdadeira e perseverante para não ser punido injustamente.
6. Qual foi a