O ateneu resumo
-Narrador: Sérgio, ainda na transição da fase de criança para a adolescência, teve que ingressar num colégio interno. Seu pai o leva de encontro a um ambiente moralista e cheio de regras, onde ele “encontraria um mundo” e passaria por diversas experiências.
-Na entrada do colégio interno, Pai diz ao filho Sérgio que o colocará nele, pois já é hora de aprender a crescer como pessoa e criar coragem para enfrentar o mundo.
-Pai e mãe levam Sérgio à sala de aula. O professor Mânlio os recebe, e assim, mãe chorando, despede-se do filho e o pai abraça-o dizendo que tudo isso é para o seu próprio bem.
-Narrador: Sérgio demora a se adaptar àquele lugar estranho, cheio de normas e com pessoas estranhas. Mas logo conhece Rebelo, um dos melhores alunos, quem o dá as devidas instruções para se dar bem naquele lugar.
-Professor Mânlio chama Sérgio para responder uma atividade no quadro. Ao começar a escrever ele desmaia. Logo recebe o devido socorro e vira motivo de chacota para um aluno da turma, chamado Barbalho, com quem inicia uma briga, onde a turma separa.
-Narrador: Mediante a tamanha frustração logo no primeiro dia de aula, Sérgio tem a certeza convicta de que o lugar onde ele está é um dos piores da sua vida. Até que num belo dia, Sérgio é salvo de um afogamento por um dos alunos, chamado Sanches, que viria se tornar seu amigo e a quem ele se tornaria muito grato por tê-lo salvado a vida.
-Sergio e Sanches conversam caminhando, demonstrando bastante proximidade um com o outro.
-Narrador: Não demora muito para que a amizade dos dois seja abalada. Os dois se desentendem e acabam brigando, tornando-se inimigos.
-Sergio e Sanchez discutem e rompem a amizade.
-Esse rompimento faz com que Sérgio seja um dos mais irregulares alunos, causando uma aproximação com Franco, um aluno do mesmo estilo.
-Sérgio e Franco conversam sobre a vida naquele lugar, quando de repente Franco sai e entra um outro colega muito religioso, chamado