Defesa de Sócrates
A obra de Platão “Apologia e Defesa de Sócrates” é narrada em um tribunal de Atenas, em que Sócrates tenta refutar acusações feitas por três cidadãos atenienses influentes. A obra é estruturada em forma de diálogo argumentativo.
2) Quais as acusações feitas a Socrates?
"Sócrates é réu de pesquisar indiscretamente o que há sob a terra e nos céus, de fazer que prevaleça a razão mais fraca e de ensinar aos outros o mesmo comportamento." (pág. 3-4).
3) Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates A principal tese de Sócrates se baseava no ato de filosofar, usando de uma argumentação contrária aos seus adversários, tentando invalidar e refutar teses contrárias às suas, criando-se certa polêmica.
4) Sócrates foi apontado como o homem mais sábio de Atenas. Qual a conclusão de Sócrates sobre essa questão.
Sócrates supôs que, ao ser indicado pelo Oráculo como o mais sábio, tinha sido posto como um exemplo para mostrar aos atenienses que a total sabedoria é inatingível aos seres humanos, e que muitas vezes estes estão tão perdidos na ignorância de achar que são possuidores de todo conhecimento que se negam a adquirir e pesquisar por mais fundamentos.
5) Cite uma das ideias de Sócrates que mais lhe chamou a atenção?
“Vós o fizestes supondo que vos livraríeis de dar boas contas de vossa vida; mas o resultado será inteiramente oposto, eu vos asseguro”. (pág. 22). Neste fragmento, Sócrates afirma aos júris que lhe condenaram que, mesmo que tentassem eliminá-lo por possuir ideias contrárias às dele, essas ideias não seriam apagadas junto com ele.
6) Qual foi a discussão feita por Sócrates sobre as penas do tribunal ateniense?
Foi proposto a Sócrates que, no lugar da pena de morte, ele poderia pagar uma multa e permanecer preso até quitá-la. Contudo, Sócrates preferiu a sentença de morte, uma vez que aceitando a condição de viver, mas pagando a multa por ter cometido tal crime, ele