A dança kalela
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Ciências Sociais
Disciplina: Antropologia Social II
Docente: Gabriel Corrêa
Discente: Jessica Thais
1. Introdução
Este Trabalho foi elaborado para atender a exigências do programa da disciplina Antropologia Social II, ministrada pelo professor Gabriel Corrêa, na Universidade Federal de Campina Grande. O seguinte trabalho faz parte da avaliação proposta para a I unidade da disciplina já citada e, tem como base a leitura e discussão dos textos: A dança kalela obra de J. Clyde Mitchell e o prefácio do livro Sistemas Políticos Africanos de M. Fortes e Evans Pritchard, prefaciado por Radcliffe-Brawn.
2. Considerações sobre o prefácio de Sistemas Políticos Africanos escrito por Radcliffe-Brown
Radcliffe-Brown escreve o prefácio de Sistemas Políticos Africanos nos traz sua concepção do que considera como a tarefa da Antropologia Social. Para o autor a antropologia social, como uma ciência natural da sociedade humana é uma investigação sistemática da natureza das instituições humanas. Segundo Radcliffe-Brown o método comparativo nas ciências humanas “utilizado como um instrumento de inferência indutiva possibilitar-nos-á a descoberta dos caracteres universais e essenciais que pertencem a todas as sociedades humanas(...)”. Porém ao comparar as sociedades umas com as outras temos que discriminar e definir diferentes tipos.
O tipo é naturalmente uma abstração, quando um número de tais tipos forem adequadamente definidos, eles podem ser comparados uns com os outros avançando assim mais um passo na abstração. Para este autor a boa utilização do método comparativo depende não apenas da quantidade e qualidade do material fatual que está a nossa disposição, mas depende também do arsenal de conceitos e hipóteses que orientam as nossas