Transgenicos entre animais e plantas
Campus: Pontes e Lacerda
Disciplina: Biologia
Docente: Ariane
TRABALHO DE BIOLOGIA
ENZIMAS DE RESTRIÇÃO;
TRANSGENICOS ENTRE ANIMAIS E PLANTAS
Aline Chapini, Ana Carolina ,Mariana Ávalo, Renata Rezende e Talita Gouveia
3º Secretariado – Matutino
Pontes e Lacerda
Setembro de 2012
Aline Chapini, Ana Carolina, Mariana Ávalo, Renata Rezende e Talita Gouveia
Enzimas de restrição;
Transgênicos entre animais e plantas.
Trabalho apresentado a Professora do Instituto Federal de Mato Groso, Ariane, da disciplina de Biologia, referente a um dos grupos da turma de Secretariado 3º ano – Matutino, com objetivo de aprendizagem e obtenção de nota referente ao 1º Bimestre do ano letivo de 2012.
Pontes e Lacerda
Setembro de 2012
INTRODUÇÃO
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza geralmente protéica, com atividade intra ou extracelular, que têm funções catalisadoras, ou seja, catalisam reações químicas que, sem a sua presença, aconteceriam a uma velocidade demasiado baixa. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para uso na indústria de alimentos, entre outras.
Transgênicos são organismos geneticamente modificados, cujo material genético foi alterado com uma tecnologia que permite a introdução de genes específicos de um organismo num outro, a fim de dotá-lo de alguma qualidade que não possui e que o torna mais vantajoso.
Enzimas de Restrição
No início dos anos 1970, descobriu-se que certas enzimas bacterianas, denominavam endonucleases de restrição, podiam cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de tamanhos definidos. Isso permitiu análises detalhadas do DNA até então impossível, dado o grande tamanho e a heterogeneidade das moléculas.
As endonucleases de restrição são enzimas bacterianas que atuam como “tesouros moleculares“, reconhecendo sequências de pares de bases específicas em moléculas de DNA e cortando-as nesses pontos. Elas são altamente