A cura para as drogas
A recuperação é uma tarefa muito difícil e o tratamento médico é apenas uma parte desta recuperação. O maior auxilio na recuperação dos dependentes químicos e a participação dos pais e a união da família, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários. Tendo também outros vários fatores como a solidão e o desespero e a má influencia, pois aqueles que se dizem serem amigos são aquele que vão te oferecer, não por, apenas, ver a pessoa feliz, mas sim muito das vezes por dinheiro.
Hoje os jovens que conseguem sair das drogas, são aqueles que percebem que estão realmente doentes. "O viciado já dá um passo à frente quando sabe que precisa de ajuda", diz a médica Cláudia de Oliveira Soares, que lida com dependentes químicos há catorze anos, pela revista Veja Edição 2087, 19 de novembro de 2008.
Os tratamentos são diversos, mas não há ciência exata que possa tirar uma pessoa de seus efeitos, a não ser ela mesma.
Tendo a consciência que o usuário realmente precisa de ajuda, ela assim aceita a internação e faz o Tratamento Voluntário, esse tratamento conta com vários profissionais que estão preparados para intervir em crises de abstinência, que são reações causadas pela interrupção do consumo de drogas, evitando assim a possível desistência do tratamento por parte do paciente. Mas muitas das vezes os dependentes não escolhem o caminho da recuperação, isso leva ao Tratamento Involuntário. Esse tipo de tratamento pode ser realizado por ambos os sexos e como o próprio nome diz, é realizado quando o paciente não concorda com a internação. Em casos em que o portador não tem mais liberdade de escolha e já esta colocando a sua vida ou a vida de outras pessoas em risco.
A Psicoterapia é um tratamento que leva o usuário a varias seções com um (a) psicólogo (a), (profissional especializada em dependência química, com ampla experiência). Este atendimento possibilita que o residente entenda suas dificuldades e consiga