Farmacologia
O efeito de uma medicação ou qualquer outra substancia química sobre a fisiologia humana, vai além da propriedade farmacológica, a personalidade, a origem social ou cultural.
Os atributos das drogas em si e de quem recebe as drogas e de quem fornece a droga viabiliza a personalidade a idade a atitude e a origem sociocultural.
O placebo, ou seja, o efeito total da droga, mas sem a presença da droga, atribuível a uma pílula, a uma poção ou a um procedimento, é um efeito psicológico, fisiológico ou psicofisiologico, dado como intenção terapêutica.
O efeito placebo da droga é influenciado na cor de uma droga ou no nome comercial, representa um aspecto simbólico para os que usam.
A atitude do receptor (paciente) com relação às drogas e seu conhecimento sobre elas define um tipo d personalidade, entre suas características estão ansiedade excessiva, dependência emocional, imaturidade, relacionamentos ruins e baixa autoestima. Quando se exibe alguma dessas características em maior ou menor grau pode aumentar o efeito em um ritual de cura.
As características do prescrito ou agente de cura são cruciais para o efeito, essa validação é manifestada pelo uso de certos símbolos rituais em um contexto de cura, quem prescreve expressa e reafirma valores básicos e fortalece um sentimento de segurança.
A independência psicológica de drogas, é a necessidade que a pessoa sente dos efeitos psicológicos de uma droga, deseja os sintomas ou as alterações no humor induzido pela droga, uma sensação de euforia, ou redução da tenção ou usa para afastar sintomas de abstnecia.