A cultura e o homem
O texto consiste em uma análise do homem como um animal racional, dotado de cultura, essa sendo essencial e particular do ser humano. O texto compara seres racionais de irracionais, citando diversas formas de culturas.
Palavras – chave: animais, cultura, homem, sociedade.
1 INTRODUCÃO
O homem é um ser amplo, possui diferentes dimensões, uma dessas dimensões é a cultura. A cultura é um dos traços definidores do homem, apesar dele ser parecido com outros animais há diferença, e a cultura é uma delas.
O conceito de cultura é polemico e vem sendo aplicado e transformado ao longo de décadas. Em vista disso podemos nos fazer algumas indagações como: Como caracterizar a cultura? Como caracterizar o ser humano?
Se conversarmos com pessoas na rua elas referem-se a cultura como um individuo culto, uma pessoa com estudo, graduação. E o homem como um animal que pensa. Abordaremos nesse texto de forma mais ampla o homem e a sua cultura.
2 CULTURA E O HOMEM
O Homem se caracteriza a partir de diferentes e diversas dimensões, mas não se limita a eles. Uma dessas dimensões, talvez uma das mais amplas e complexas para o entendimento seja a cultura. Vamos, portanto discutir a dimensão ou característica que expressa o sentido da produção humana.
O Homem não se limita ao mundo natural, ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem expectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura. Em razão disso é que dizemos que o Homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já criado, criando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.
Esse processo de refazer e ressignificar é um dos