A Cultura e o Comportamento do Consumidor
Entender o comportamento do consumidor é cada vez mais importante para as organizações. Conhecer seus clientes, seus gostos, suas preferências, suas crenças, o que eles procuram como diferencial, seus desejos e suas expectativas sobre o produto e ou serviços, é uma poderosa e indispensável ferramenta para o crescimento das vendas e o sucesso empresarial, tendo em vista a constante competitividade de mercado. O comportamento do consumidor estuda como e por que compram e consomem os consumidores. O ato do consumo introduz-nos dentro do mundo da economia, da psicologia ou da sociologia, da antropologia e de muitas outras ciências e representa uma das áreas mais complexas e enigmáticas em Marketing. A razão que impulsionou o seu aparecimento, como ciência, foi a necessidade de criar um instrumento que permitisse prever a reação dos consumidores às mensagens promocionais e compreender os motivos pelos quais se tomam as decisões de compra.
Este trabalho visa identificar fatos relevantes sobre o comportamento do consumidor atual e fatores externos de influencia sobre sua decisão de compra.
Questões relevantes sobre o comportamento de consumo observadas nos textos
Os textos propostos para analise são complementares, pois um demonstra a mudança do consumidor diante a crise mundial e sua cultura, já o outro demonstra as estratégias utilizadas na atração do consumidor, através da neurociência, e demais estudos. Vejo como relevante o fato de que ambas as situações abordam a mesma questão; o comportamento do consumidor é totalmente emocional, em ambos os textos o consumidor tende a não comprar por medo de sair perdendo de alguma forma na transação e compra quando sente-se confortável e acha que esta assumindo o controle da transação (pois os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos atrás de produtos que atendam seus desejos e expectativas). Foi através da mudança do mercado que percebemos cada vez mais a necessidade de ter um diferencial para