A cultura do homem – uma espécie que troca e se organiza
ORIGEM DAS TROCAS
A ideia de troca traz consigo a ideia de reciprocidade, ou seja, devolver, de alguma forma, o que foi recebido.
LÓGICA DAS TROCAS
No trabalho trocamos tarefas realizadas por salário, e temos oportunidade de realizar certos aspectos psíquicos como empenho, desafios e reconhecimento.
Muitos bandos humanos devem ter se extinguido por dificuldades de sobrevivência, e por dificuldades de reprodução. Nesse período dos bandos, não existia mercado, e muito menos troca, o que dificultava imensamente a sobrevivência, pois a cada bando deveria assegurar apenas com seus recursos o abrigo e os alimentos para todos.
PROIBIÇÃO DO INCESTO Incesto: união sexual ilícita entre parentes.
Segundo Claude Lévi o incesto foi a primeira regra cultural da humanidade.
Família e parentesco: essa ideia só ocorreu depois da proibição do incesto, quando os homens do bando pararam de manter relações sexuais com suas filhas e irmãs.
Reciprocidade: deriva da palavra recíproco que significa troca entre duas pessoas, dois grupos, etc.
A NOÇÃO SOBRE VALORES
Elas podem variar imensamente.
A forma como aqueles que trocam se sentem recompensados, muitas vezes, não faz sentido para quem não está envolvido na situação. A noção de valor não é um dado objetivo: é cultural, histórica, subjetiva e contextual
EMPRESAS MODERNAS
Hoje muitas empresas incorporam os programas de fidelização como: presentear cliente com algum benefício extraordinário, e em troca o cliente se torna fiel por mais tempo à marca e produto.
O PROCESSO DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DE NOSSA ESPÉCIE
Todos nós somos resultado de um meio social. De um indivíduo para outro encontramos pequenas diferenças biológicas, muitas delas dadas pela herança genética que recebemos ao nascer. Mais o meio social vai influenciar profundamente cada um de nós durante toda vida.
RECIPROCIDADE E TROCA
Nossas capacidades de organização em diferentes áreas de atuação,