Cultura
Livro: cultura um conceito antropológico de roque laraia.
1- Expliquem o que entenderam sobre os argumentos utilizados pelo determinismo biológico para compreender a diversidade cultural e porque esses argumentos não são validos.
R: Antigamente acreditava-se que certas capacidades e qualidades do homem era devido sua ”raça”; segundo o autor, “Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado". As diferenças culturais, o comportamento humano, não se devem a fatores genéticos, mas a um processo de aprendizado que se faz socialmente: a endoculturação.
2- Expliquem o que entenderam sobre os argumentos utilizados pelo determinismo geográficos para compreender a diversidade cultural e porque esses argumentos não são validos.
R: O determinismo geográfico trabalha com a ideia de que o ambiente em que vivemos influencia diretamente na diversidade cultural existente, estas teorias, foram desenvolvidas principalmente por geógrafos no final do século XIX e no início do século XX. A partir de 1920 antropólogos da época constataram que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico invalidando as teorias dos geógrafos. Embora o meio ambiente influencie o comportamento dos povos, não é determinante dele, uma vez que há culturas diferentes ocupando o mesmo espaço geográfico. Laraia refuta, assim, tanto o determinismo genético quanto o geográfico: a cultura se dá não como fruto das limitações biológicas e geográficas, mas pela superação dessas limitações, como o resultado do domínio do meio pelo homem.
3- Expliquem o que entenderam do pensamento de Tylor sobre a unidade da espécie humana e a diversidade cultural. Qual é a sua concepção de evolução cultural.
R: Para ele a cultura, desse modo, se caracteriza como uma possibilidade de realização humana que se aprende, não sendo inata nos homens.