psicologia
Observamos crianças entre seis e oito anos, observá-los sem a interação foi algo relativamente novo para nós, gostaríamos de poder interagir certamente. Mas assim ficaria prejudicada a observação sobre o ponto de vista acadêmico. Diante do dilema a observação foi uma a prática agradável e nos deixou ainda o desejo de retornar a esta prática.
Focamos nossos esforços em verificar as interações entre as crianças, as respostas as atividades, diferenças significativas no seu comportamento.
Gostaríamos de ressaltar que, a Escola de Educação Infantil Pequetitos, na figura de sua Responsável Educacional, Edcléia e professora Alessandra Antunes; que nos acolheu com muito carinho, conforto e transparência.
Ao iniciarmos esse trabalho colocaremos algumas características ligadas ao desenvolvimento de crianças na faixa etária observada, ou seja, desenvolvimento na terceira infância de 06(seis) a 12(doze) anos de idade.
Terceira Infância
Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
- O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no inicio desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceira infância.
- Em média, as crianças precisam de 2.400 calorias por dia para ter crescimento e saúde normal.
- Os dentes permanentes chegam na terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
- A obesidade é cada vez mais comum entre as crianças norte-americanas. Ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. A preocupação com a imagem corporal, especialmente entre meninas, pode acarretar transtornos alimentares.
- Imagem corporal: crenças descritivas e de avaliação sobre nossa aparência; a aparência que acreditamos que temos.