HS Mauricio 31 07 SEI Uni I RF BB
HOMEM E SOCIEDADE
Prof. Maurício Manzalli
Ser humano, cultura e sociedade
O objetivo da disciplina é abordar a natureza social do ser humano e observar as características de comportamento de nossa espécie, o que é inato (de nossa natureza) e o que é adquirido a partir da experiência social.
Esse debate é comum em nossa vida social, pois o ser humano sempre procurou respostas para fenômenos como criminalidade, genialidade ou heroísmo.
O que determina que algumas pessoas desenvolvam comportamentos desses tipos? É a sua “natureza”? É a influência do meio social?
Ser humano, cultura e sociedade
Para as ciências sociais, somos “animais culturais”, capazes de produzir conhecimento, mas dependentes do aprendizado social que é a socialização.
Por meio da compreensão de conceitos como cultura, natureza e socialização é possível uma nova perspectiva do comportamento humano.
Desde o surgimento de nossa espécie no planeta, temos observado que o ser humano surpreende por suas capacidades de inteligência, de organização social e de adaptação em diferentes ambientes naturais.
Ser humano, cultura e sociedade
Essa diferença em relação às outras espécies foi garantida pelo desenvolvimento de “armas sociais” que nos fizeram imbatíveis:
a comunicação;
a cooperação,
a capacidade de estabelecer regras de convívio coletivo etc.
Tudo isso só foi possível pois o comportamento humano, diferentemente de outras espécies que vivem coletivamente, foi orientado pela cultura ao invés do instinto.
Ser humano, cultura e sociedade
Pois é exatamente isso que acontece com o conjunto de nossa espécie. Se o ser humano não tivesse desenvolvido a vida em sociedade baseada em uma cultura, provavelmente nossas capacidades de inteligência sequer seriam exploradas.
É importante perceber que é comum o pensamento que existem pessoas ou sociedades “naturalmente” mais dotadas de pessoas inteligentes (esse é o chamado pensamento do senso comum).
Ser humano, cultura e