Judy
AS REGIÕES DA ONU
Para começo de conversa
Professor: optou-se por atualizar a discussão concernente ao IDH no Caderno do
Aluno, em função de mudanças na classificação desse índice – que agora agrupa os países em quatro categorias de desenvolvimento humano (muito elevado, elevado, médio e baixo).
Assim, no desenvolvimento dessa Situação de Aprendizagem, você poderá não somente retomar as hipóteses levantadas pelos alunos quanto às mudanças de classificação adotadas por diferentes organismos internacionais – Banco Mundial e
PNUD, no caso específico desse Caderno –, mas, e principalmente, levá-los a perceber como qualquer critério de classificação (e regionalização) é mutável e responde a interesses diversos, em cada momento histórico.
Página 11
Percebe-se que alguns países melhoraram sua classificação no IDH ao longo do tempo ao observar a porcentagem de países com IDH médio, que caiu de 48% em 2005 para 41% em 2007, elevando principalmente a porcentagem de países com IDH elevado
(e muito elevado): de 40% para 46%. Vale destacar que o número de países com IDH baixo aumentou de 12% para 13%, o que significa que, apesar de melhora da qualidade de vida em alguns países, outros sofreram retrocesso, piorando as condições de vida da população. Além disso, com a criação da categoria “muito elevado” em 2007, fica mais fácil perceber que a maioria dos países tem IDH médio e baixo (54%), muito distante do grupo de países cujas condições de vida da população poderiam ser consideradas mais adequadas (21%). Esses dados auxiliam na reflexão sobre a acentuação das desigualdades entre os grupos de países.
Páginas 12 - 13
• Países que apresentaram elevação do IDH: Islândia, Noruega, Austrália, Canadá,
Irlanda, Malta, Barein, Brasil, Dominica, Armênia, Líbano, Nigéria e Serra Leoa.
• Países que apresentaram diminuição: Togo, Gâmbia, Senegal e Níger.
Quanto a esse grupo de países, é importante que você amplie a discussão junto aos alunos, de modo a levá-los