Livro jUDY CARTER
“É CLARO QUE EU SOU ENGRAÇADO EM FESTAS, MAS...”
Desculpa #1: “Eu tenho medo”
O obstáculo número um para se fazer comédia é o MEDO. E esta é uma reação muito apropriada. Vamos encarar, se ficar de pé sozinho sobre um palco diante de um bando de estranhos não amedronta você, então, algo deve estar errado. Consulte um médico. Não há problema em ficar nervoso. É muito humano. Todo “performer” de sucesso luta com o medo, então, não permita que isso o impeça de correr atrás dos seus sonhos. Em todos esses anos em que tenho me apresentado, eu não consigo pensar em uma só vez em que não tenha ficado nervosa. O truque é ir em frente apesar do sentimento de medo. Normalmente, o medo desaparece assim que você pisa no palco. Não entre em pânico. O medo é um assunto tão poderoso com meus alunos que eu dediquei um capítulo inteiro a este tema, incluindo exercícios para controlá-lo. Olhe pelo lado bom: ao menos, se apresentar em público o manterá normal.
DESCULPA #2: “Eu sou tímido...”
Bem, eu também sou. Muitos comediantes que fazem stand-up são bem tímidos em suas vidas privadas, e subir em um palco é um grande modo de se liberar. Pessoas tímidas como você tem muita coisa para extravasar, e o palco lhe fornece uma arena onde libertar suas críticas reprimidas sobre o mundo. Eu descobri que, quanto mais quieta é uma pessoa fora do palco, mas ela tem a dizer sobre o palco. Uma vez que elas tenham uma chance de serem ouvidas, meus alunos tímidos são aqueles que eu não consigo fazer com que parem de falar.
DESCULPA #3: “Eu sou apenas um idiota qualquer...”
E daí? Antes de terem uma carreira bem sucedida como comediantes, Jay Leno era mecânico e Roseanne Barr era uma dona de casa com três filhos.
“I’ve been married fourteen years and I have three kids. Obviously, I breed well in captivity.”
“Eu estou casada há quatorze anos e tenho três filhos. Obviamente, eu procrio bem em cativeiro.”
-