Alexandre da Macedônia
Alexandre foi o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em sua juventude, teve como preceptor o filósofo Aristóteles. Tornou-se o rei aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai.
Índice
[esconder]
1 Vida
2 O exército de Alexandre Magno
3 Alexandre e o Egito
4 Relações pessoais
5 Reinado e conquistas
6 O legado de Alexandre
6.1 Os nomes de Alexandre
7 Representações na cultura
8 Referências
9 Ver também
10 Bibliografia
11 Ligações externas
Vida[editar | editar código-fonte]
Busto de Alexandre conhecido como Azara Herm. Cópia romana em mármore do original deLisipo, de 330 a.C. (museu do Louvre). SegundoPlutarco, as esculturas de Lisipo representavam fielmente o famoso conquistador macedônio.
A sua carreira é sobejamente conhecida: conquistou um império que ia dos Balcãs àÍndia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão). Este império era o maior e mais rico que já tinha existido. Existem várias razões para esses grandes êxitos militares, um deles é que Alexandre era um general de extraordinária habilidade e sagacidade, talvez o melhor de todos os tempos, pois ele nunca perdeu nenhuma batalha e a expansão territorial que ele proporcionou é uma das maiores da história, a maior expansão territorial em um período bem curto de tempo. Além disso era um homem de muita coragem pessoal e de reconhecida sorte.
Ele herdou um reino que fora organizado com punho de ferro pelo pai, que tivera de lutar contra uma nobreza turbulenta que frequentemente reclamava por