Resumo Sem Ntica
SEMÂNTICA
ELIZABETH ARTUNDUAGA MOLANO
VÁRZEA GRANDE
2014
ELIZABETH ARTUNDUAGA MOLANO
SEMÂNTICA
VÁRZEA GRANDE
2014
Rodolfo Ilari e João Wanderley Geraldy no livro Semântica fazem uma descrição detalhada em sete capítulos sobre alguns aspectos importantes da linguística e por último ressaltam questões relevantes da bibliografia de vários autores no oitavo capítulo.
Os primeiros quatro capítulos abrangem questões como “os limites movediços da semântica”, apresenta alguns fatos da língua, aspectos metalinguísticos, frases, expressões equivalentes a sua significação e aspectos sintáticos da língua que serão analisadas nos seguintes capítulos. O segundo relata “A significação das construções gramaticais” retoma a explicação e relação entre sujeito e predicado na oração, a função do verbo expressa na gramática; mostra sob a perspectiva de alguns autores como Port-Royal e Gottlob Frege, quais são os valores considerados sobre esses aspectos. O terceiro “operações semânticas sobre construções” onde por meio de vários exemplos esclarecem os aspectos de negação e a modificação que exerce o adverbio sob o verbo. O que a gramática declara a negação e a relação com o predicado, unidades informativas, advérbios de frase e de nunciação. O quarto “A significação das palavras” é voltada para temas semânticos tradicionais, relações e implicitudes como: a sinonímia, a antonímia, a hiponímia ou a duplicidade de sentido, consequência e ambiguidade, paráfrase, ao vincular essas noções ao significado das palavras no sentido das sentencias, pois revelam relações de sentido nas construções gramaticais e em seu contexto.
O quinto capítulo “Significação e contexto” descrevem aspectos semânticos e seus fenómenos na linguagem, nos quais a enunciação é o ponto de partida. Analisa a fala e seu contexto, o fenômeno da dêixis ao falar num contexto situacional, dá desenvoltura à língua, podendo ser