A crise europeia e seus reflexos para o brasil
Essa nova classe média brasileira, com seu apetite voraz pelo consumo de bens e serviços, fez com que as indústrias dessem um salto em sua produção, expandindo divisas e gerando postos de trabalhos. Com o aumento da renda o trabalhador brasileiro passou a ter mais qualidade de vida e acesso produtos que anteriormente não era possível.
Um exemplo claro do reflexo positivo da economia brasileira é a imigração de pessoas de outros países, vindo ao Brasil em busca de trabalho, desde trabalhadores para simples mão de obra, a profissionais especializados, pra suprir a carência em muitos setores do mercado. A falta de profissionais como, empregadas domesticas, trabalhadores da construção civil e serviços em geral, mostra a falta de trabalhadores para suprir a demanda por mão de obra especializada. O retorno de Brasileiros que trabalhavam no exterior e a diminuição do êxodo de habitantes da região nordeste do país, também são fatores que comprovam as condições de melhoria no padrão de vida no Brasil. Hoje o Brasil se encontra como um país emergente e uma das dez maiores economias do mundo e uma referência na América Latina.
A situação econômica Brasileira é o revés da situação econômica de outros países que, anteriormente eram tidos como “países ricos”. Desde o final da última década os países principalmente da zona do euro vêm enfrentando uma grande crise econômica.
A má gestão da economia elevou a dívida pública de países como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália a patamares nunca imaginados, causando fuga de capitais de investimentos, escassez de crédito e aumento da