A economia europeia e os efeitos da austeridade na crise
Título: A economia europeia e os efeitos da austeridade na crise
Disciplina: Introdução a Economia
Introdução
A economia europeia está passando por um momento delicado, em especial os países que fazem parte da Zona do Euro. Isso tem acarretado queda no crescimento econômico destes países, aumento nos índices de desemprego e reflexos nas economias de todo o mundo.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Como meio para brecar a crise foram adotadas medidas de austeridade por muitos países, como aumento de impostos, cortes de orçamento em especial no que diz respeito a serviços públicos, aumento da idade de aposentadoria, diminuição dos benefícios para aposentados e funcionários públicos, conforme será visto a seguir as medidas afetam o crescimento dos países. Cenário político e econômico da Europa
Não há como separar os cenários políticos e econômicos nesse caso. As decisões políticas afetam diretamente a economia e o povo em especial. Na Grécia por exemplo houve greve geral e constantemente o país é alvo de manifestações e vive um momento crítico na tentativa de formação de um novo governo.
Isso agrava também as condições sociais, com o aumento da taxa de desemprego aumenta também a xenofobia, pois os trabalhadores sentem que a prioridade de emprego devem ser para os que são daquele país, e não para os estrangeiros.
Aumento do desemprego na Europa versus medidas de austeridade anteriores
As medidas de austeridade já adotadas mostraram se ineficientes. Por exemplo cortes orçamentários e aumento de impostos interferem negativamente no crescimento econômico do país. Causando uma desaceleração geral da economia do local e consequentemente gerando desemprego. Na Grécia por exemplo, o funcionalismo público e aposentados foram diretamente afetados, demissões, aumento da idade para solicitar a