Farmacogenômica
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BACHAREL EM ODONTOLOGIA
FARMACOGENÔMICA
MANAUS/AM
2012
TRABALHO DE GENÉTICA
Trabalho solicitado pela Professora ___________________ para obtenção de nota parcial na Avaliação 2 da disciplina Genética Humana do 2º Período do curso Bacharel em Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas.
MANAUS/AM
2012
1. CONCEITUE FARMACOGENÉTICA E FARMACOGENÔMICA. EXPLIQUE SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE, CITANDO UM EXEMPLO.
A Farmacogenética relaciona a hereditariedade com as variações das respostas individuais aos fármacos. Já a Farmacogenômica é considerada uma evolução da Farmacogenética que além de estudar as variações dos efeitos de um fármaco em um indivíduo, visa também buscar novos alvos terapêuticos através da utilização do genoma humano. Ambas são importantes para prevenir reações adversas a medicamentos, que variam de acordo com a constituição genética de cada indivíduo, busca e desenvolvimento de novos fármacos alternativos, a fim de obter melhorias nos tratamentos de pessoas que apresentem polimorfismos em seus genes. Ex.: A Farmacogenética pode ser útil no tratamento da Diabete Melito; Já a Farmacogenômica pode ser importante tanto no desenvolvimento de drogas, como no resgate de drogas pouco efetivas em determinados pacientes.
2. EXPLIQUE A INFLUÊNCIA DE POLIMORFISMOS GENÉTICOS SOBRE O METABOLISMO DOS FÁRMACOS.
O polimorfismo genético pode alterar o metabolismo dos fármacos no organismo, pois para que esse processo ocorra de forma correta os genes que codificam as enzimas responsáveis por metabolizar essas substancias não podem estar alterados, quando isso ocorre a atividade da enzima pode diminuir ou aumentar muito, podendo prejudicar a resposta ao fármaco ou até mesmo aumenta-la tanto ao ponto de gerar toxicidade ao organismo. As reações metabólicas de fármacos