Lei de hooke area 1 engenharia
Área 1-Faculdade de Ciência e Tecnologia, Engenharias, 2º Semestre, Turma: 025DINA-NT1 Discente: Sandro Matos Tito de Oliveira Docente: Magela Paula – Disciplina: Dinâmica.
I. INTRODUÇÃO
Neste relatório é abordada e comprovada em experiência a Lei de Hooke, principal desenvolvedor da teoria da força elástica. Com o uso de uma mola helicoidal suspensa e pesos, onde, tal lei, pode ser comprovada pela variação linear, obtida das medições dos alongamentos da mola, devido aplicações de massas, sem que ultrapasse o limite elástico da mola. A Lei de Hooke descreve a força restauradora, que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercer uma força, sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada.
Através desta atividade é determinada a constante elástica de uma mola, através do método estático e do método dinâmico, linearizando as equações trabalhadas, representando graficamente os dados experimentais e utilizando a regressão linear para determinação da grandeza estudada, onde Fx=- Kx .Na imagem que se segue é possível visualizar o experimento feito para se obter o resultado que comprova a lei do estudioso. II. EXPERIMENTO:
Foi preparado o equipamento para medições. Logo depois verificamos o comprimento do estado relaxado da mola sem exercer sobre ela qualquer força. Colocamos um peso de 0,5 N na parte inferior da mola.
Após serem feitos os ajustes, verificamos novamente o comprimento da mola depois de exercer uma força, que ocasionou deformação. Foi calculada a variação ∆x da mola. Retiramos o peso e verificado visualmente seu a mola retornou a condição inicial. Repetiu-se o procedimento alocando mais pesos.
III. MATERIAL UTILIZADO:
Conjunto de