Tra O Axial Fibras
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Engenharia de Biossistemas
Resistência dos materiais – ZEB0566
Grupo 1 - Noturno
TRAÇÃO AXIAL FIBRA DE VEGETAL
Docente responsável: Discentes:
Pirassununga,
2015
Sumário
1. Objetivo 3
2. Fundamentação teórica e conceitos 3
2.1. Fibra de coco 3
2.2. Diagrama 4
2.3. Lei de Hooke 5
2.4. Limite de proporcionalidade, limite elástico, tensão de escoamento 6
2.5. Módulo de Young ou de elasticidade 7
3. Materiais e métodos 8
3.1. Materiais 8
3.2. Métodos 8
4. Resultados e discussões 9
5. Conclusão 14
Referências bibliográficas 15
1. Objetivo
Realizar ensaio de tração axial em fibra vegetal, utilizando maquina universal para ensaios mecânicos, e também determinação da área transversal da fibra, limite de proporcionalidades, modulo de Young, tensão máxima, cálculo da área sobre a curva a fim de obter a energia de fratura da fibra.
2. Fundamentação teórica e conceitos
O ensaio de tração axial consiste em fornecer um esforço de tração, aumentado gradativamente, a um corpo de prova até o momento de ruptura do mesmo. O material em teste reage a este esforço de tração alongando seu corpo e ao romper-se, parte da deformação elástica é recuperada, e após a ruptura, a deformação que permanece é a plástica.
Para a realização deste ensaio, o material, ou corpo de prova tem suas extremidades afixadas pelas garras do equipamento avaliador e então um esforço de tração é aplicado a ele, gradativamente crescente. As deformações sofridas pelo corpo são medidas por um extensômetro acoplado as extremidades do corpo a ser avaliado em que a força de tensão atua na seção transversal do corpo. (ROCHA)
2.1. Fibra de coco
O alto consumo de água de coco e também de sua polpa gera grande número de resíduos, sendo a casca em maioria. Quando o fruto está maduro, essa casca pode ser utilizada como combustível para caldeiras, ou processadas para manufaturas, como produção de tapetes,