relatório
Rebolo: É uma ferramenta fabricada com material abrasivo, em geral tem a forma de disco e é normalmente utilizado com o auxílio de uma lixadeira ou politriz para fazer desbaste em superfícies ou para amolar ferramentas cortantes. São fabricadas normalmente em óxido de alumínio e carbureto de silício, cada qual com utilizações em materiais diferentes. Especificações: Para especificar um rebolo é necessário conhecer a máquina onde ele será instalado, qual a RPM, a operação a ser executada, em qual material será aplicado e outras informações. Tudo isso para combinar os elementos descritos a seguir e obter o melhor rendimento do rebolo em seu trabalho. Recomenda-se que os rebolos sejam especificados na seguinte sequência:
(1) Tipo de abrasivo (Óxido de Alumínio, Carbureto de Silício, Zircônio ou Cerâmico).
(2) Tamanho do grão (quanto menor o número, maior o grão, usado em operações de desbastes. Quanto maior o número, menor o grão, usado em operações de acabamento e polimento).
(3) Dureza (Indica a força com que a liga retém os grãos abrasivos. Quanto maior a dureza, maior será a capacidade de retenção dos grãos. A dureza será determinada de acordo com o material a ser trabalhado).
(4) Porosidade (É o espaço vazio, não ocupado pela liga e os grãos abrasivos. A porosidade age também como elemento de refrigeração ao calor gerado pelo atrito no material).
(5) Liga (O aglutinante (liga) é utilizado para ligar os grãos abrasivos entre si. A seleção do tipo de liga depende da operação que será realizada e do tipo de material a ser trabalhado).
Os rebolos moldados se constituem de dois elementos básicos: o material abrasivo (grão) e o aglomerante (liga). O abrasivo (grão) é constituído de óxido de alumínio e do carbureto de silício, tendo cada tipo sua aplicação. São produtos sintéticos, não encontrados na natureza, e as suas durezas são, respectivamente, 9 e 10 da nova escala Mohs.
Constituem milhões de ferramentas cortantes,