pesquisa
De um lado, a comunicação (em seus estudos iniciais e em termos gerais) visa tornar comum uma mensagem de um emissor para um receptor, através de um meio/canal. Espera-se que esta mensagem chegue sem um ruído e que o receptor promova o feedback ao emissor. De outro lado, a pesquisa constitui-se no ato de questionamento e aprofundamento consciente na tentativa de se alcançar uma resposta significativa a uma dúvida ou problema (BARROS; LEHFELD, 1986, p. 87).
A comunicação e a pesquisa caminham juntas. Ambas contribuem para discussões acerca das transformações, modificações e ressignificados de teorias, de paradigmas, das múltiplas interfaces do conhecimento, entre outros. Nesta linha de raciocínio, a sociedade contemporânea sentiu a necessidade de se pensar e estudar a pesquisa em comunicação. Foi assim que nasceu a obra "Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado", de autoria de Maria Lucia Santaella Braga, publicada por Hacker Editores, em São Paulo, no ano de 2001 e integrante da coleção "Comunicação &".
Capacidade para gerar e consumir mensagens
Ao longo de 216 páginas, Santaella se propõe a resgatar a historicidade da comunicação e aborda questões relevantes sobre pesquisa e a elaboração de um projeto de pesquisa. Sua obra está dividida em nota de apresentação, introdução, quatro capítulos, roteiro de leituras, bibliografia a sobre a autora. Na nota de apresentação, a autora escreve que buscou complementar os estudos de Lopes (1990) sobre pesquisa e projetos de pesquisa em comunicação.
Já na introdução, a autora discorre sobre a publicação