A Criatividade Pr Tica Docente
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compreender o conceito criatividade e associá-lo à prática docente criatividade, segundo Souza (2008) é uma capacidade humana, uma capacidade cognitiva que lhe permite pensar de modo antecipatório, imaginar, inventar, evocar, prever, projetar, que sucede internamente, a nível mental, de modo mais ou menos consciente e voluntário.
Conforme, Cskszentmihalyi, (1996, p.23), "criatividade não ocorre dentro do indivíduo, porém é o resultado da interação entre os pensamentos do indivíduo e o contexto sócio-cultural. Criatividade deve ser compreendida não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico.
Vale destacar que os fatores ambientais influenciam no processo criativo dos indivíduos, podemos concluir que a escola é um importante veículo onde a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida, pois ela é o primeiro ambiente social em que a criança será inserida, é onde ela irá fazer suas primeiras trocas. Assim sendo, o professor na intenção de estimular os processos criativos de seus alunos, deverá buscar meios de transformar o ambiente pedagógico num espaço favorável ao desenvolvimento da criatividade, visto que o ambiente escolar, muitas vezes, promove obstáculos que podem afetar a criatividade de seus educandos, pois ele tende a subestimar as suas potencialidades desde os anos iniciais, deixando-os assim, abaixo de suas reais potencialidades. Assim, cabe ao professor, através de observações diárias de seus alunos, reconhecerem o potencial criativo que cada um trás dentro de si e que estes devem ser estimulados para se desenvolverem.
Portanto, na escola o ensino voltado para o desenvolvimento dos processos criativos em sala de aula, deve estar presente em todos os componentes curriculares sobretudo, a criatividade deve ser uma preocupação generalizada na escola, acontecendo nas diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar. Além do mais, deve