A criança
PRIMEIRA INFÂNCIA (NASCIMENTO ATÉ 3 ANOS) http://www.psiquiatriageral.com.br/educacaomedica/ciclosvitais.htm PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS * O recém-nascido é dependente porém competente. * Todos os sentidos funcionam no nascimento. * Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos. * Capacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida. * Compreensão e fala se desenvolvem rapidamente. * Autoconsciência se desenvolve no segundo ano. * Apego aos pais e a outros se forma aproximadamente no final do primeiro ano de vida. * Interesse por outras crianças aumenta.
http://coordenacaoeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2010/05/desenvolvimento-infantil-na-primeira.html
DESENVOLVIMENTO Continua por toda a vida. Não significa que a criança aumenta em tamanho, mas que certos elementos se modificam e se adaptam de acordo com as fases de maturação (DNA), com as experiências e com as exigências do seu ambiente. Até aos três anos de idade o cérebro da criança funciona como uma esponja pronta a absorver tudo o que o meio que o rodeia souber oferecer. Essa é uma característica essencial do desenvolvimento infantil: a plasticidade. Disponível para desenvolver aptidões e competências, que se não estimuladas nesta fase da sua vida, demorarão muito mais tempo e esforço por parte da criança a serem desenvolvidas. Temos que estimular, mas respeitando cada fase do processo de maturação. A criança não é um adulto em miniatura! O conhecimento das características do desenvolvimento pode contribuir para que o adulto entenda e aceite a criança.
Agora, vamos falar sobre um outro ponto interessante apresentado pela pesquisa que realizamos ( Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) em