a criança
Grupo I – riquezas e saberes
Resumo
O Renascimento
Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início na Itália por diversas razões e depois se espalhou por outros países da Europa.
Entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma, Genova e Veneza que tinham um grande progresso econômico devido as relações comerciais que mantinham com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras).
Outro motivo é que Itália possuía vários monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas.
Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca (Itália) Erasmo de Roterdan (Holanda), Shakespeare (Inglaterra) e Camões (Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objeto de reflexão do homem, mas, a partir do século XV (com o renascimento), passou a debruçar-se mais sobre si próprio.
O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espírito e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista.
Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos refletiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas. O Renascimento foi o tempo da coragem e da ousadia. Corajosos foram os marinheiros que alcançaram o Oriente e descobriram a América. Ousados foram os artistas que inventaram novas formas, cores e ideias.
A Reforma
O processo de reformas religiosas teve início no século