A CRIANÇA E O ATRASO MENTAL
A CRIANÇA E O ATRASO MENTAL
Eunápolis/BA
Novembro/2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-
PLATAFORMA FREIRE
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Projeto apresentado à professora Lauren R. de Souza, da Disciplina de Psicologia II. Do Curso de Pedagogia, Modulo XIII pela aluna: Ana Cristina Almeida Silva, Maria Celma Gonçalves Rocha.
Eunápolis/BA
Novembro/2011
Apresentação
O atraso mental
A deficiência mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.
As crianças com atraso mental podem e precisam de mais tempo para aprender a falar, a caminha e a aprender as competências necessárias para cuidar de se, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural, portanto que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que não consigam aprender algumas coisas.
Principais Causas da deficiência mental
Condições genéticas;
Problemas durante a gravidez;
Problemas ao nascer;
Problemas de saúde;
A deficiência mental não é uma doença. Não pode ser contraída a partir do contagio com outras pessoas, nem o convívio com um deficiente provoca qualquer prejuízo em pessoas que não o sejam. O atraso mental não é uma doença mental, como a depressão, as crianças com deficiência mental conseguem aprender a fazer muitas coisas uteis para a comunidade, e todas elas aprendem algo para sua utilidade e da comunidade em que vivem. Precisando de mais tempo e de se esforçarem mas