Deficiência Mental
Este trabalho tem como objetivo apresentar um pouco sobre a Deficiência Mental, sobre suas causas e fatores, como é feito o diagnóstico e os tipos de graus dessa deficiência.
Para a realização deste estudo fizemos pesquisas teóricas utilizando: textos e pesquisas da internet.
O que é deficiência mental? Deficiência mental é a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento. É um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. É quando o indivíduo que tem uma maior dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.
As crianças com atraso mental podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural, portanto que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que não consigam aprender algumas coisas. Quais são as causas da deficiência mental? É importante alertar que, muitas vezes, apesar da utilização de recursos sofisticados na realização do diagnóstico, não se chega a definir com clareza a causa de deficiência mental.
Os investigadores encontraram muitos fatores. Os mais comuns são:
Fatores Genéticos
Estes fatores atuam antes da gestação; a origem da deficiência está já determinada pelos genes ou herança genética. São fatores ou causas de tipo endógeno (atuam no interior do próprio ser).
Existem dois tipos de causas genéticas:
• Geneopatias –