Crianças com déficit no desenvolvimento mental e atraso nas zonas potencial e real
CRIANÇAS COM DÉFICIT NO DESENVOLVIMENTO MENTAL E ATRASO NAS ZONAS POTENCIAL E REAL
Reconhecendo a importância do estudo de déficit desenvolvimento da criança, em especial o desenvolvimento real e proximal, o objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento mental de crianças da APAE de faixa etária de 7 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem sem diagnóstico de deficiência física, penas com atraso e seu desenvolvimento mental. Observados na APAE na sala do SAED de maravilha - SC.
A dificuldade na aprendizagem pode ser considerada como a interação de uma série de fatores que resultam no baixo rendimento frente à situação de aprendizagem (Medeiros, Loureiro, Linhares, Maturano, 2000). Há muita controvérsia em torno do conceito "dificuldade de aprendizagem", contudo existe um consenso sobre a existência de uma discrepância severa entre o que é esperado e o desempenho apresentado (Pacheco, 2005).
O desenvolvimento infantil é caracterizado por uma série de mudanças que ocorrem ao longo da vida de suas vidas, resultante da interação e necessidades de sua biologia, da tarefa e das condições do ambiente. A participação ativa em atividades é um modo efetivo de reforçar as habilidades essenciais ao raciocínio e a aprendizagem.
O aprendizado e o desenvolvimento estão ligados desde o primeiro dia da criança. Vygotsky toma como um dos seus pressupostos básicos a ideia de que o seu humano constitui-se enquanto tal em relação com os demais. O aprendizado é capaz de gerar zonas de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento proximal consiste na distancia que faz a mediação entre o nível atual, chamado de zona de desenvolvimento real de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problema sob a orientação de adultos. Ao interagir com as pessoas em seu