A criança Surda
Páginas113 a 122
. Descrição de um caso
Análise sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem de uma criança surda.
Gustavo e sua família
A família é composta pelos pais ouvintes, ambos têm nível escolar superior na área de letras e seus três filhos são trigêmeos André é ouvinte e os dois irmãos Gustavo e Jorge são surdos; ambos apresentam surdez neurossensorial bilateral profunda.
A família participava de terapia familiar com a frequência de uma sessão semanal.
Jorge apresenta distúrbios de comportamento desde os dois anos de idade e passou a ser atendido pela psicóloga, ele parou o tratamento fonoaudiológico e as aulas de sinais, recomeçando as aulas de libras individualmente aos cinco anos. André começou a aprender LIBRAS aos dois anos com as crianças da clinica.
As crianças começaram a pré-escola em uma escola originariamente regular, a escola adotou a filosofia comunicação total, quando esta escola fechou eles passaram para outra escola regular onde Gustavo e Jorge soã os únicos surdos. Nesta escola os profissionais se comunicam com Gustavo em português e recorrem a gestos espontâneos e mimicas.
A opção pela educação bilíngue foi feita inicialmente pelo pai, que na faculdade ,entrou em contato com um grupo de estudos de linguagem e surdez da universidade.
Os pais das crianças trabalham e nos finais de semana a mãe passa o tempo todo com os filhos, eles frequentam a pracinha, vão à casa dos avós paternos ou ficam em casa. Também vão ao teatro ,cinema ou festas infantis
Pessoas importantes na vida das crianças.
A babá, a madrinha da mãe, os avós paternos, duas tias paternas, uma prima do pai dois primos maternos de oito anos um primo maternos de três anos dois amigos do pai.
Gravações: Essas gravações sobre a rotina das crianças foram feitas devido a necessidade de conhecer a rotina deles, e então poder fazer um paralelo entre a qualidade de interações que Gustavo e André