A criança surda
RESENHA
O texto explica a importância da comunicação na educação especial pra interação e a educação dos alunos inclusos nas escolas regulares. A preocupação para desenvolver a linguagem e a comunicação, dando suporte para desenvolver através de diferentes tipos como, por exemplo, através de sinais (LIBRAS), escrita, desenhos, gestos, tudo para filtrar e melhorar a interação dos alunos com a escola, de acordo com a necessidade de cada aluno.
Quando falamos da educação especial inclusiva a preocupação é maior, pois cada aluno tem sua limitação e seu grau de dificuldade que precisa ser desenvolvido junto a profissionais, família e a escola para melhor vivencia e interação.
Diversos autores estão estudando onde ocorre a falha da linguagem e seus motivos e como podem ser melhorados, alguns dos fatores observados são a cultura que este aluno está inserido e o ambiente, os fatores ambientais também interferem no relacionamento humano prejudicando a comunição. Apresenta a importância da comunicação verbal e não verbal são diferentes, porém são inseparáveis para o processo total da comunicação.
Na educação especial precisamos encontrar recursos alternativos e/ou suplementares para adaptar a comunicação, ou seja, buscar meios que permita que a pessoa com perda ou retardo possa desenvolver a linguagem falada ou escrita para interagir no cotidiano com auxilio de meios de suporte.
Com o dia a dia podemos criar variadas formas de comunicação com o auxilio de fichas com situações cotidianas, explorando as possibilidades comunicativas para vivencia em casa e na escola.
Na sala de aula é essencial ter material acessível, e saber selecionar recursos alternativos e suplementares para estimular a comunicação. Os professores precisam ter planejamento adequado e significativo para interagir e socializar os alunos, para que não haja danos na aprendizagem, pois o ensino deve