A criança com tdha e o seu desenvolvimento na escola.
Conceito
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA) e também conhecido por suas vezes de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) que é um transtorno Neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente o acompanha por toda vida.
Sintomas
Sintomas: Desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Sintomas no ambiente escolar: Dificuldade em se concentrar nas tarefas, dificuldades no comportamento (desobediência, agressividade), dificuldades em finalizar trabalhos, dificuldade em entender as instruções do professor, desempenho fraco nos testes, cadernos e trabalhos escrito desorganizados, fraco desempenho em atividades de discussão em grupos e entre outros sintomas.
Causas
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro e essa região é uma das mais desenvolvidas no ser humano e responsável em controlar nosso comportamento. O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios).
Em menor número há fatores do meio ambiente que podem estar relacionados ao TDAH:
• A nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas alcoólicas consumidas, podem ser causas significativas de anormalidades no desenvolvimento cerebral.
• Crianças expostas ao chumbo entre 12 e 36 meses de idade pode ser outro fator.
• Problemas neonatais como falta de oxigênio, traumas obstétricos, rubéola intrauterino, encefalite, meningite pós-natal, subnutrição e traumatismo craniano são fatores que também podem contribuir para o surgimento do TDAH.
Diagnóstico
O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é realizado pelo médico, em especial o psiquiatra, por meio de:
• História clínica,
•