A Cria O De Uma
Com o objetivo de facilitar melhor a compreensão sobre a linguagem teatral, é importante recordarmos sobre as três modalidades pertencentes aos gêneros da literatura. Entre eles, destacam-se:
Gênero Lírico – Representa o estado de alma, a subjetividade representada pela voz do poeta.
Gênero Épico – Retrata os grandes feitos heroicos que fizeram parte da história de um povo. Geralmente mescla-se com figuras sobrenaturais, como é o caso das musas e deuses da Mitologia Grega, sendo que estes agem contra ou a favor de um determinado acontecimento ao longo da narrativa.
Gênero Dramático – Refere-se à linguagem encenada, representada pela linguagem teatral, contando com a participação de elementos extraverbais, como cenário, figurino, iluminação e sonoplastia.
Especificamente, a linguagem teatral, como já detectamos, pertence ao gênero dramático, e tem a Dramaturgia como elemento primordial. A palavra Drama origina-se do grego, que significa “ação”.
Línguas musicais são linguagens baseadas em sons musicais em vez de articulação verbal. Elas podem ser categorizadas como línguas artificiais e como línguas assobiadas. As últimas dependem de uma língua articulada subjacente, em uso prático em várias culturas como um meio de comunicação através das distâncias ou como um código secreto. O conceito místico de uma língua dos pássaros une as duas categorias, posto que alguns