Cria O
COZINHA DE CRIAÇÃO
CRIATIVIDADE E O PROCESSO DE CRIAÇÃO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS
Conteúdo:
Estudos das criatividades;
Processo de criação e desenvolvimento da criatividade;
INSTRUTOR: Thiago Correia
CRIATIVIDADE! CRIATIVIDADE?
Por que tão entusiasta e tão indefinida?
Uma pessoa cria quando concebe em sua mente algo que nunca viu, ouviu ou sentiu antes. Essa definição ignora o fato de a criação ser útil ou não para algum propósito ou para resolver algum problema. Mas é importante distinguir esses dois tipos de criatividade; ao primeiro chamamos criatividade pura, e ao segundo, criatividade aplicada.
A criatividade pura é um ato mental, que consiste em última análise da capacidade de combinar sons e imagens de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior. Essa definição de criatividade desloca os aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade, viabilidade e implementação para um segundo momento; criar é um ato pessoal e subjetivo, a criatividade pura vem antes da aplicada. Criações não têm necessariamente que servir para alguma coisa, como solucionar um problema, dar retorno financeiro, serem maravilhosas e belas, nada disso.
Assim, se você imagina sua cabeça fora do corpo, e o faz de uma forma que nunca fez antes (não é uma lembrança), você está criando. Estará também criando nas seguintes situações:
Combinar letras para inventar uma palavra;
Combinar duas ou mais imagens para formar uma nova (imagine um jacaré comendo um tomate);
Segmentar uma imagem em formas novas ou de uma forma nova (imagine um triângulo azul e separe-o em lados e interior);
Distorcer uma imagem (imagine seus olhos inchando e saindo das órbitas oculares);
Ver uma imagem sob outra perspectiva, um diferente "ângulo de câmera" (veja seus olhos inchando de frente e depois de lado);
Combinar algumas notas musicais para formar uma melodia nunca antes ouvida;