A cria o da Pampulha
A cidade de Belo Horizonte localiza-se na região centro-oeste do Brasil, sendo a capital de Minas Gerais, a cidade possui uma área de 331km² e população estimada de 2.491.109 habitantes.
Possuindo 9 regiões administrativas a mais proeminente delas é a Pampulha, localizada na região Noroeste de Belo Horizonte, conta com uma área de 33Km² abrangendo mais de 51 bairros sendo a região da capital mineira que mais cresceu segundo o senso do FIBGE, tendo um aumento de quase 35% de sua população entre 1991 e 2000.
Desde o início, a Pampulha foi uma área de especial interesse dos seus governantes, sendo a primeira intervenção ali feita a barragem que deu vida à lagoa da Pampulha, tornando assim o local um ponto em potencial para o desenvolvimento de atividades especiais, apenas esperando pelo momento em que vai ser escolhido como uma área de turismo e lazer.
A região da Pampulha como conhecemos atualmente, foi idealizada pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek; Kubitschek pretendia criar uma grande área de lazer na cidade, para que esta também se tornasse um polo turístico, desejando também uma renovação artística na cidade e assim deixa-la próxima de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo.
Assim em 1940 iniciaram-se as obras do complexo da Pampulha, tendo nomes renomados em sua criação, tais como Niemeyer, Portinari e Burle Marx. Terminou sua construção em 1943 sendo considerada uma das obras mais influentes do modernismo brasileiro e um marco da modernidade na capital de Minas Gerais.
O projeto consiste em uma união entre arquitetura, paisagismo e artes plásticas. Possui um lago artificial, um cassino (hoje o Museu de Arte da Pampulha), um clube, um salão de bailes e uma igreja, tornando claro o desejo de JK em tornar a Pampulha um centro de lazer para os belo-horizontinos.
Referências Bibliográficas:
REGIONAL PAMPULHA. Disponível em:< http://portalpbh.pbh.gov.br/> Acesso em: 18 abr. 2015.
ASSIS, Myriam C. L.;