Comparação de arquitetos
Frank Gehry nasceu em Toronto, sempre teve uma relação próxima com a arte já na infância, ele gostava de desenhar com seu pai. Um de seus desenhos foi elogiado por um professor e sua mãe acreditava que ele no futuro seria um arquiteto. Antes de fazer arquitetura Frank fez um curso de cerâmica.
Tudo para ele servia de inspiração seja moda, pintura, objeto etc... Frank cria obras bem caóticas, fazendo com que um prédio velho não seja ofuscado e inclui a tecnologia a suas obras, ele é conhecido pelos seus projetos com design arrojado e repleto de curvas e geralmente em metal.
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro formou-se engenheiro arquiteto, foi designado para colaborar com o arquiteto suíço, Le Corbusier, que estava participando do projeto do Ministério da Educação do Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer foi responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, é um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história.
Niemeyer teve a oportunidade de conhecer, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Convidado pelo político realiza seu primeiro grande projeto, o Conjunto da Pampulha, formado por um Cassino, a Casa de Baile, o Clube e a Igreja de São Francisco de Assis ou Igreja da Pampulha. Amante das curvas revolucionou a arquitetura mundial com a beleza, leveza e inventividade de suas obras numa época em que imperava o rigor técnico.
Homens simples e poetas do traço livre, que preferem conceber suas obras a partir de croquis desenhados a mão. Nenhum dos dois desenha em computador. Os dois pensam na arquitetura, desde a concepção do projeto, como volume plástico e objeto escultórico que deve proporcionar surpresa e emoção às pessoas em primeiro lugar. O que os diferencia: Em Gehry é o arrojo das formas curvilíneas e o uso sofisticado de materiais high tech que cria a surpresa arquitetônica, em Niemeyer é a singeleza e sofisticação do traço curvo e o desenho limpo que levam à