Position paper adm mk
A deturpação do Conceito de Marketing
De um modo geral, muitas pessoas costumam atribuir vários sinônimos para o marketing, como por exemplo: propaganda em rádio, televisão, revista, pôsteres, distribuição de panfletos, comercialização de um produto ou serviço, entre outros meios de divulgação. Sempre conceituei marketing como sendo propaganda, mas na participação das aulas de administração de marketing, aprendi que propaganda é uma maneira de apresentar informações sobre uma empresa, seu produto e sua marca, é apenas uma parcela do marketing, porém o mesmo quer provocar trocas voluntárias, e tornar o ato de vender supérfluo.
Marketing é uma via de duas mãos entre mercado e clientes, e a comunicação entre as organizações com o mercado. Auxilia na geração de novos produtos e serviços, na criação de marcas, na execução de planejamento estratégico das empresas, na definição do preço, na distribuição e nas vendas, nos meios de comunicação, ou seja, o marketing atua em todas as áreas.
O Mix de Marketing que se divide em 4 Ps, (Produto, Preço, Praça e Promoção), quando utilizado nas empresas, influencia sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais. Estratégias de preço e distribuição de venda devem ser utilizadas, mantendo a fidelização do cliente, através do marketing integrado e de relacionamento, mostrar que seu diferencial está em conhecer os desejos, anseios e necessidades dos clientes para melhor atendê-los, e ser melhor que o concorrente.
As empresas parecem não levar em conta que o lançamento de um novo produto pode ser seguido por sentimentos de decepção, frustração e incapacidade nas pessoas. Mas um produto inovador pode alterar não só o futuro de uma empresa, mas de todo mercado. A essência de qualquer negócio bem sucedido é ter produtos campeões de venda.
De acordo com a filosofia de marketing, as empresas devem buscar incansavelmente a satisfação e expectativas de seus clientes, afinal de contas as empresas