A contribuição de émile durkheim, karl marx e max weber
Objetivo
Compreender as matrizes de pensamento focalizadas no fenômeno sociológico a partir de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Introdução
Como vimos no tema anterior, Augusto Comte sistematizou as bases do pensamento sociológico com seu método positivista. Ele aprimorou este método investigativo para dar às Ciências Sociais ou Humanas o mesmo caráter de neutralidade e objetividade das Ciências Naturais. Contudo, é importante que também tenhamos um conhecimento sobre as contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
ÉMILE DURKHEIM E O FATO SOCIOLÓGICO
Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, na França, e morreu em Paris. Foi um dos sociólogos que contribuiu para a análise da vida social, sendo influenciado por Augusto Comte, que afirmava ser a sociedade um organismo vivo. Durkheim também concordava com o pressuposto comteano de que a sociedade se mantém unida quando passa, de alguma forma, a compartilhar sentimentos e crenças. Entretanto, Durkheim criticou Comte quando na questão do conceito evolucionista da sociedade, pois sabia que os povos que substituem os anteriores não são necessariamente superiores, apenas são diferentes em sua estrutura social com diferentes valores, conhecimentos e forma organizacional. Uma das grandes preocupações de Durkheim era definir e estruturar um método de análise que conferisse à sociologia a objetividade cientifica que ele julgava ser necessário para caracterizá-la como uma ciência. Em seu livro As Regras do Método Sociológico, ele explica detalhadamente a concepção de seu método, que podemos resumir como: um conjunto de técnicas e procedimentos de investigação dos fatos sociais, onde o pesquisador afasta sistematicamente suas pré-noções e as falsas evidências do senso comum, para exprimir a realidade da forma mais objetiva possível. Como podemos perceber, há uma grande semelhança entre o