089553700850

3230 palavras 13 páginas
Alemanha Nazista

Alemanha Nazi (português europeu) ou Alemanha Nazista (português brasileiro), também chamada de Terceiro Reich (oficialmente desde 1943, Grande Reich Alemão), é o nome que se dá ao período do governo que se estabeleceu na Alemanha entre 1933 e 1945, enquanto era liderada por Adolf Hitler e o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP). O nome Terceiro Reich (em alemão: Drittes Reich) refere-se ao Estado sucessor do Império Alemão (1871-1918), sendo este o Segundo Reich e o Sacro Império Romano Germânico o Primeiro Reich. Na Alemanha, o Estado era conhecido como Deutsches Reich (Reich Alemão) até 1943, quando seu nome oficial tornou-se Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão).
Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha. Embora ele inicialmente tenha liderado o governo de coalizão, rapidamente eliminou seus parceiros governamentais. Dentro dos seis anos que se seguiram de 1933 a 1939, a Alemanha sob o governo do Partido Nazista mudou-se de um país totalmente corrupto e pobre para uma superpotência mundial. Em 1939, Adolf Hitler era o líder mais popular da Europa, senão o maior do mundo, e o desemprego era apenas algo do passado, sendo que as indústrias alemãs eram as melhores e mais fortes do mundo.[1] Nesta época, as fronteiras alemãs ainda eram determinadas pelo Tratado de Versalhes, o tratado de paz entre a Alemanha e as potências aliadas da Primeira Guerra Mundial, como o Reino Unido, a França, os Estados Unidos, a Itália e o Japão.
Ao norte, a Alemanha era banhada pelo Mar do Norte, o Mar Báltico e fazia fronteira com a Dinamarca; ao leste, era dividida em duas e fazia fronteira com a Lituânia, a Cidade Livre de Danzig, a Polônia e a Tchecoslováquia; ao sul, fazia fronteira com a Áustria e a Suíça; e ao oeste, fazia fronteira com a França, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos e Renânia. Estas fronteiras mudaram após a Alemanha retomar o controle da Renânia, anexar a Áustria, os Sudetos e a

Relacionados