Pneumonia
A pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão, é geralmente causada por uma infecção. Os agentes infecciosos desta doença são geralmente bactérias, vírus, fungos e parasitas que atacam os alvéolos que são responsáveis por absorver o oxigênio da atmosfera, com a infecção eles ficam inflamados e inundados com o fluído, provocando sintomas fáceis de ser identificados.
Existem classificações para a pneumonia, que variam de acordo com a área do pulmão afetada (pneumonia lombar, broncopneumonia e pneumonia intersticial aguda) ou por onde e como foi adquirida (pneumonia adquirida na comunidade, na aspiração, associada a cuidados de saúde, hospitalar e por ventilação).
Pneumonia a primeiro plano não é uma infecção que você adquire por uma bactéria, ela se torna infecção a partir de outra infecção já existente no corpo humano, por exemplo.
“- A criança estava gripada, mas devido às condições climáticas onde vive adquiriu uma pneumonia.”
2. Quais os sintomas e como identifica-los?
Os sintomas típicos da pneumonia incluem tosse seca ou com catarro, dor torácica, febre de 39°C a 40°C e dificuldade para respirar.
Existem sinais que ajudam a identificar se é ou não pneumonia.
Vamos começar pelos sinais centrais, que são dores de cabeça, perda de apetite e mudanças de humor.
Na parte sistemática temos febre alta como já foi citado e calafrios. Temos também mudanças na pele, que são viscosidade e aparência azulada. No sistema vascular nota-se a pressão arterial baixa. Nos pulmões existem sintomas como a tosse com catarro, hemoptise que é o escarro com sangue, falta de ar por conta dos alvéolos inundados pela secreção que eles retêm quando inflamados e a dor torácica.
No coração nota-se frequência cardíaca elevada. No sistema gástrico podem ocorrer náuseas e vômitos. Os músculos tornam-se fadigados e doloridos assim como as articulações.
3. Existe uma forma de prevenção?
Existem várias formas de prevenção que incluem