Recrutamento e seleção
Atualmente, o conceito de "trabalho" está sendo redefinido, trazendo grandes transformações nas funções da área de RH. Os profissionais de recursos humanos estão buscando enfrentar esses atuais desafios, desenvolvendo novas competências e habilidades que atendam às incertezas e turbulências do mundo dos negócios.
O objetivo dessa pesquisa é mostrar as técnicas de recrutamento e seleção por Competências - por meio da qual, além do candidato ser analisado por seu currículo, ou melhor, por seus "feitos" anteriores, também será analisado por seus comportamentos, sua postura diante de determinadas situações, sua visão do futuro, entre outros aspectos relevantes. Além de mostrar suas diversas formas e etapas do e a sua importância deste nas organizações para o funcionamento, melhora e evolução da empresa.
O Processo de Recrutamento e Seleção hoje em dia está presente em todas as empresas, porém de podem ser de formas diferentes.
A definição de Recrutamento de pessoal pode ser definida como uma atividade de responsabilidade do RH que tem como objetivo a captação de recursos humanos tanto externo como interno tendo como finalidade de equipar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos.
O processo de recrutamento e seleção se inicia de acordo com a necessidade da organização que é a contratação de novos profissionais. Essa necessidade pode ser por vários motivos que pode ser expressa ou emitida de uma forma formal pela pessoa da área através de um documento chamado Requisição de Pessoal (ARP).
O processo basicamente é esse: Início do Processo
Início do Processo
Emissão da RP pelo requisitante
Emissão da RP pelo requisitante
Análise ARH
Análise ARH
Aprovação Chefe Imediato
Aprovação Chefe Imediato
Figura 1.1 – Etapa do Processo – Previamente aprovada em BUDGET
Para começar o processo é necessário ter uma Descrição de Cargo feita pela empresa que nada mais é todas as características que o cargo