Past perfect
CORRESPONDÊNCIA
Correspondência é o diálogo escrito entre emissor e receptor, que podem ser duas pessoas ou entidades. Este tipo de redação tem duas finalidades: levar algum tipo de conhecimento ao receptor e constituir um testemunho do acontecimento.
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL OU EMPRESARIAL
Correspondência comercial é o conjunto de preceitos orientadores da elaboração e circulação de papéis próprios às organizações empresariais, destinados a criar, manter ou encerrar transações.
A carta é o instrumento usual de comunicação escrita no comércio, indústria, bancos e afins, entre as entidades, ou delas aos clientes, uma vez que nela se concentram as observações, conselhos e comentários.
CORRESPONDÊNCIA EMPRESARIAL
A correspondência empresarial tem sofrido modificações ao longo do tempo tanto em relação à forma quanto em relação ao estilo de linguagem impostas pela dinamicidade exigida pelas organizações modernas. Assim, há um cuidado cada vez maior para compatibilizar a eficiência da mensagem com a sua forma. Isso tem provocado adaptações que variam de empresa para empresa, no sentido de adequar as normas da correspondência à realidade.
No que se refere às normas de uso dos pronomes de tratamento e ao uso de uma linguagem mais concisa e objetiva a correspondência empresarial se aproxima da oficial, mas no que se refere à formatação dos documentos há algumas especificidades que precisamos observar.
CHAVÕES (sentenças ou termos que devem ser evitados)
Chavões de introduções
1.Vimos, através desta, solicitar.
Usar apenas: solicitamos.
2.Venho, pela presente, solicitar a V. Sa.
Preferir: Solicito.
3.Acusamos o recebimento de seu ofício.
Hoje em dia não se utiliza mais o verbo acusar nos textos empresariais.
4.Em resposta ao contrato referenciado.
Não existe a palavra referenciado, tão usada nos textos. Substitua-a pela forma correta: mencionado, referido ou citado.
Chavões em fechos
1.Reiteramos os protestos de